Após ter sido cancelado em 2020, o evento da Bola de Ouro, ou Ballon d’Or, está de volta em 2021 e condecorou Lionel Messi como o melhor jogador de futebol da temporada. Além do argentino do Paris Saint-Germain, outros nomes do esporte em questão também levaram prêmios para casa: Alexia Putellas, nomeada melhor jogadora da temporada, Chelsea, nomeado clube do ano, Gianluigi Donnarumma, nomeado melhor goleiro da temporada, Robert Lewandowski, nomeado melhor atacante e, por fim, Pedri recebeu o prêmio de melhor jogador sub-21.
Desde 1956, ano que se deu início ao evento, alguns jogadores se destacaram como os maiores ganhadores do prêmio, sendo eles: Lionel Messi, com 7 prêmios, Cristiano Ronaldo, com 5 prêmios, Johan Crujiff, Michel Platini e Marco van Basten, com 3 prêmios cada.
A Decode foi atrás da repercussão do tema na web e descobriu que a Bola de Ouro 2021 foi muito esperada no mundo todo, tendo um alcance total de 626 milhões de pessoas e sendo tema de 9.045 mil matérias na web. Durante a última semana, no Twitter, ‘Messi’ apareceu em 1.9 milhões de tweets, enquanto ‘Lewandowski’ apareceu em 490 mil tweets. Além disso, a #BallonDor obteve mais de 1 milhão de menções.
No Instagram, é possível observar que o evento influenciou na fama dos jogadores premiados, uma vez que todos ultrapassaram a média diária de novos seguidores do mês de novembro desde o início do Ballon d’Or. Confira os detalhes abaixo:
- Messi: +1,234 milhões de seguidores novos (70% a mais que a média diária de novembro)
- Alexia: +570 mil seguidores novos (53.000% a mais que a média diária de novembro)
- Chelsea: +73 mil seguidores novos (19% a mais que a média diária de novembro)
- Gianluigi: +78 mil seguidores novos (556% a mais que a média diária de novembro)
- Lewandowski: +358 mil seguidores novos (393% a mais que a média diária de novembro)
- Pedri: +125 mil seguidores novos (333% a mais que a média diária de novembro)
No Facebook, a maioria dos usuários (43%) amaram a premiação, enquanto 42% reagiram de forma sarcástica à mesma, 11% manifestaram raiva, 2% ficaram tristes e 2% demonstraram surpresa. A notícia que mais viralizou na plataforma foi divulgada pelo portal de notícias Mirror e fala sobre como a pontuação do Lewandowski quase ultrapassou a do Messi, o que gerou uma discussão nas redes sobre quem deveria ter levado o prêmio: 69% dos usuários afirmaram que Lewandowski deveria ter ganhado, enquanto 31% concordaram que Messi mereceu o troféu.
Curiosidades sobre a história da Bola de Ouro
Além de analisar a repercussão da Bola de Ouro 2021 na web, a Decode também trouxe algumas curiosidades sobre o histórico da premiação. Confira abaixo:
- Stanley Matthews foi o primeiro vencedor do prêmio, em 1956, e também o mais ‘veterano’, com 41 anos.
- Em 1997, Ronaldo Fenômeno ganhou o prêmio com apenas 21 anos, se tornando o jogador mais novo ao conquistar a Ballon d’Or.
- Foi apenas em 2007 que o prêmio se tornou de melhor jogador do mundo. Antes disso, havia restrições geográficas dos jogadores.
- De 2005 a 2009, jogador do ano da Fifa e o Bola de Ouro foram atribuídos ao mesmo jogador: Ronaldinho (2005), Cannavaro (2006), Kaká (2007), Cristiano Ronaldo (2008) e Messi (2009).
- Em 1963 foi o único ano em que o prêmio da Bola de Ouro foi dado a um goleiro: a lenda soviética Lev Yashin. Em 2019 criou-se o prêmio Yashin, em homenagem ao russo, que premia os melhores goleiros do mundo.
O prêmio da Bola de Ouro 2021 gerou diversas controvérsias na web, porém, o que muitos não sabem, é que ele leva em consideração não apenas o desempenho individual de cada atleta indicado, mas também o sucesso coletivo de seus times e seleções. Ainda são observados fatores como fair play, classe e talento do jogador e a construção de sua carreira, por isso nem sempre os prêmios refletem exatamente os números de cada jogador, o que de alguma forma contribui para questionamentos. Mas e você, o que achou do resultado?