sábado, fevereiro 22, 2025
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Cemig realiza evento para marcar os 10 anos da Lei Anticorrupção no país

Companhia reúne representantes de grandes empresas para debater avanços trazidos pela lei na última década 

Na última terça-feira (1/8), foram comemorados os 10 anos da Lei nº 12.846/2013, também conhecida como “Lei Anticorrupção” ou, ainda, “Lei da Empresa Limpa”. Para marcar a data, a Cemig realiza, na próxima sexta-feira (4/8), um evento com o objetivo de promover a pauta da transparência e da conformidade nas relações organizacionais, em um ambiente com discussões e painéis em que palestrantes terão a oportunidade de expor assuntos relacionados ao contexto da lei.   

A proposta do evento é expandir o conhecimento sobre o tema, aprofundando as discussões sobre a lei que, há uma década, responsabiliza pessoas jurídicas nos âmbitos civil e administrativo, pela prática de atos contra a Administração Pública, por meio da utilização de técnicas de compliance. Os temas sugeridos proporcionarão uma análise dos desafios atuais, bem como das perspectivas de futuro com relação à lei no ambiente corporativo. 

Além do diretor-presidente da Cemig, Reynaldo Passanezi, entre os palestrantes estarão representantes de grandes empresas como Andrade Gutierrez, Fundação Renova, MRV e Mater Dei; que irão debater sobre o contexto da Lei Anticorrupção em seus respectivos setores de atuação. 

Compliance na Cemig 

Para Daniel Lança, diretor de Compliance da Cemig, um dos principais desafios dos estados democráticos é o combate à corrupção, crime que prejudica não só a Administração Pública como toda a sociedade. “Dessa forma, a Lei Anticorrupção brasileira consiste em um marco para combater o problema, representando um importante avanço no ordenamento jurídico brasileiro”, comenta. 

A Cemig possui uma gerência de Compliance desde o ano de 2012, antes mesmo da criação da Lei Anticorrupção. Em 2019, foi implantada a diretoria que cuida especificamente do assunto. Já em 2022, a Cemig aprovou sua Política de Compliance e Antifraude, que traduz o Programa de Compliance da companhia e prevê diretrizes que devem ser seguidas.

A principal função do compliance – termo em inglês que significa “estar em conformidade” e que passou a ser usado para definir uma área ou profissionais que cuidam para que políticas internas, normas, regras e legislações sejam cumpridas – é contribuir para a construção e consolidação de uma cultura de ética e integridade dentro da Cemig, fazendo com que todos compreendam a importância da conformidade e da integridade para os negócios da empresa.

“A área de Compliance na Cemig busca assegurar que as atividades da companhia atendam aos mais elevados padrões éticos. Para isso, utilizamos o Código de Conduta Cemig para orientar as ações dos nossos colaboradores e explicitar a postura da empresa diante de diferentes públicos com os quais nos relacionamos. Buscamos aprimorar pontos relacionados à ética, integridade e ao cumprimento da legislação, além de prevenir e tratar desvios ou não conformidades”, explica.

Para o diretor, a Cemig preza pela prevenção e o combate à fraude, corrupção e todo ato que possa representar desvios de conduta ética ou às normas vigentes. “Transparência, integridade e sinergia são importantes requisitos na relação entre a Cemig e seus clientes, fornecedores, prestadores de serviços e parceiros de negócios. Para assegurar a integridade e a prevenção de possíveis desvios, existem cláusulas nos contratos celebrados entre a Cemig e terceiros prevendo o cumprimento de regras. Essas cláusulas consideram que os contratados devem conhecer e cumprir as normas previstas na Lei Anticorrupção, bem como o Código de Conduta Cemig e outros normativos”, afirma Daniel.

Serviço 

Evento de 10 anos da Lei Anticorrupção  

Data: 4/8 

Local: auditório da Cemig 

Endereço: avenida Barbacena, 1.200, Santo Agostinho, Belo Horizonte 

Programação em anexo

Obs: Jornalistas que tiverem interesse em comparecer devem procurar a assessoria de imprensa no local para providenciar o credenciamento para o evento.

Leo Junior
Leo Juniorhttps://viralizabh.com.br
Bacharel em Publicidade e Propaganda pelo Centro Universitário UNA, graduado em Marketing pela Unopar e pós graduado em Marketing e Negócios Locais e com MBA em Marketing Estratégico Digital, é um apaixonado por futebol e comunicação além de ser Jornalista certificado pelo Ministério do Trabalho.
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