quinta-feira, outubro 17, 2024
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Prato vencedor do 3º Made in Minas Gerais é a carne de lata, do Relicário Gastronomia, de Diamantina, da Chef Rachel Palhares

DIAMANTINA, DA CHEF RACHEL PALHARES

Dez mil pessoas passaram pelo evento que reuniu chefs de várias regiões do estado, programação cultural intensa, bate-papos, produtos mineiros e cozinha ao vivo

Mineiros de várias regiões do estado se reuniram no domingo, dia 21 de maio, na Praça da Savassi, para celebrar as raízes de sua cultura no Made in Minas Gerais. As 10 mil pessoas que passaram pelo evento puderam experimentar pratos típicos da culinária mineira preparados por renomados chefs de Belo Horizonte, Tiradentes, Juiz de Fora, Montes Claros, Diamantina, Itabirito, Santo Hilário – Pimenta, às margens do lago de Furnas, e Vargem Bonita, na Serra da Canastra. Depois de provar as delícias de cada região, o público votou no melhor prato servido durante o evento. O prato vencedor com o Troféu Dona Lucinha, homenagem a uma das maiores referências da cozinha mineira, foi a “Carne de lata”, da chef Rachel Palhares, do Relicário Gastronomia, de Diamantina. O prato é feito com pernil de porco caipira conservado em lata, desfiado e acompanhado de crispy de couve e lâminas de maçã com azeite picante.

Rachel Palhares foi a primeira chef a vencer o Made in Minas Gerais. Mineira de Belo Horizonte, desde a infância, ela frequentava a casa das avós, onde pôde conhecer o tempero do norte mineiro e desfrutar o universo mágico que uma cozinha de confeiteiro pode oferecer. Ela cursou nutrição e gastronomia e aprendeu a transformar alimento em arte. Até que, em 2014, inaugurou o Relicário Gastronomia, em Diamantina, que propõe uma viagem nos sentidos por meio da Gastronomia e de sua decoração, com objetos do cotidiano de uma cidade que teve parte de sua história escrita a partir do garimpo de diamantes. A cozinha é contemporânea, com tendência a releituras que usam ingredientes brasileiros.

Em sua terceira edição na Praça da Savassi, em Belo Horizonte (MG), o evento é realizado no cruzamento entre as avenidas Cristóvão Colombo e Getúlio Vargas. O idealizador do Made in Minas Gerais, Jordane Macedo, já anunciou a quarta edição na Savassi para maio de 2024. Para ele, “mais uma vez, o Made in Minas Gerais despertou o orgulho do mineiro pela sua comida, seu povo, sua cultura e suas raízes. Uma oportunidade para recordar, fazer reviver, resgatar, ao mostrar, a cada um, a sua Minas pessoal, tão rica, tão presente, pois parte de nossa própria experiência”, ressalta.

 O público pôde experimentar pratos de 10 restaurantes: Casa Cheia (Chef Ilmar) e Nuúu Restaurante (Chef Guilherme Melo), ambos de Belo Horizonte, ao Centro; Flor do Cerrado (Chef David Dias) e La Maison (Chef Thom), ambos de Montes Claros, ao Norte; Empório 77 Bar e Bistrô (Chef Alex Bogas), de Itabirito, e Relicário Gastronomia (Chef Rachel Palhares), de Diamantina, a Leste; Porto Capetinga Bar (Chef Daniel Silva), de Santo Hilário – Pimenta, e Fernandinho Fogo & Brasa (Chef Fernandinho), de Vargem Bonita, Serra da Canastra, a Oeste; AngaBar (Chef Rodolfo Mayer), de Tiradentes, e Restaurante Vieiras (Chef Ricardo Vieira), de Juiz de Fora, ao Sul. Depois de experimentar as delícias de cada região, o público participou de uma votação para eleger o melhor prato da cozinha mineira servido no Made in Minas Gerais em 2023. O melhor prato ganhou o “Troféu Dona Lucinha”, em homenagem a uma das maiores referências da cozinha mineira.

 A edição de 2023 homenageou o centenário do escritor Fernando Sabino (1923-2004). Mineiro de Belo Horizonte, Sabino foi um dos mais importantes cronistas do país. No espaço do homenageado havia um túnel de fitas, com frases do escritor, além de monóculos, que exibiram fotos de Belo Horizonte e de Sabino.

 O evento contou, ainda, com atividades como contação de histórias, por Alessandra Nogueira, e intervenções do Circo Sufoco. Dentre as atrações musicais, estavam a DJ Aída, o violinista Flávio Monteiro, a Charanga Pop, a banda Choro Vadio, a Orquestra Mineira de Viola Caipira, o músico e comediante Marcus Vinile e a banda Nolli Brothers.

Made in Minas Gerais também apresentou bate-papos e cozinha ao vivo, no Espaço Culturar. Nomes como o Chef Ivo Faria, o Chef Eduardo Batista, o especialista em queijos Eduardo Girão e o professor da UNA e Chef do Fubá no Mercado, Sinval Espírito Santo, estiveram presentes. As alunas de gastronomia da UNA, universidade parceira do evento, encerraram a programação do espaço com uma Cozinha ao Vivo. Trata-se do Mexido de , construído por referências pessoais e afetivas das famílias das chefs, que foi servido ao público gratuitamente.

Rota do Queijo Canastra

O Made in Minas Gerais contou com a presença de queijeiros da Serra da Canastra e a comercialização de seus produtos no espaço da Rota do Queijo Canastra. Criada em 2022, por iniciativa de Jordane Macedo e queijeiros da Serra da Canastra, em parceria com a Aprocan e a Prefeitura Municipal de São Roque, a Rota do Queijo Canastra Made in Minas Gerais, rota turística, com dezenas fazendas da região, permite que as pessoas transitem pela Serra da Canastra com maior facilidade, e conheçam, de perto, os mecanismos e a fabricação do queijo que foi eleito o melhor do mundo pelo site Taste Atlas.

 Um queijo ao vivo foi feito pelos alunos do Instituto Ellos de Educação, escola mantida pela CES – Cooperativa Educacional Sarom (São Roque de Minas), e que, desde a educação infantil, ensina todo o processo de produção artesanal do queijo canastra a diversas crianças e jovens da região. O desenvolvimento do projeto do queijo vai além da sucessão familiar, uma vez que gera inúmeras oportunidades e desperta vocações em diferentes áreas da cadeia produtiva.

 De fácil acesso, a Rota do Queijo Canastra conta, ao longo do percurso, com placas indicativas do roteiro, onde há um QR Code. De dentro do carro, o turista aponta a câmera do celular e já se direciona à rota do queijo. Para mais informações sobre o projeto, visite o link: https://www.madeinminasgerais.com.br/rotadoqueijocanastra ou @rotadoqueijocanastrammg.

Made in Minas Gerais é uma realização da Culturar Produções, da Secretaria de Cultura e Turismo de Minas Gerais e do Ministério da Cultura, por meio das leis de incentivo à Cultura, com apresentação do Siccob, patrocínio master da Coca-Cola Femsa, patrocínio da Gasmig e da Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Belotur, apoio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, com o programa “A rua é nossa”, e de Krug Bier, Sebrae, Cachaça Prazer de Minas, Chef Raiz, Rota do Queijo Canastra, Aprocan e Mercure Hotel. O evento conta, ainda, com apoio educacional do Centro Universitário UNA e CES Ellos, apoio institucional da Frente da Gastronomia Mineira – FGM, do Instituto Unipontas e do Pomar Cultural, e apoio social do Jardim das Borboletas, Fraternidade sem Fronteiras e dos projetos Gastrô for AllSebo DeLeite e Um trem num trem. A produção executiva é de Sandra Trópia e a Comunicação é da Entz e da Personal Press.

Leo Junior
Leo Juniorhttps://viralizabh.com.br
Bacharel em Publicidade e Propaganda pelo Centro Universitário UNA, graduado em Marketing pela Unopar e pós graduado em Marketing e Negócios Locais e com MBA em Marketing Estratégico Digital, é um apaixonado por futebol e comunicação além de ser Jornalista certificado pelo Ministério do Trabalho.
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