quinta-feira, setembro 19, 2024
HomeAgência Grupo ConteúdoBelo HorizonteCrítica Musical: artistas brasileiros cantando em Inglês! (Você sabia?)

Crítica Musical: artistas brasileiros cantando em Inglês! (Você sabia?)

Foi assim que muitos nomes começaram
a surgir e alcançar o estrelato

 

Nos anos de 1970 os discos com trilhas de novelas eram um enorme sucesso e era comum você ter a trilha nacional e também a internacional. Com isso, uma grande oportunidade para novos artistas entrarem na lista de músicos destes discos, porque era meio caminho andado para o sucesso. Só que o mercado nacional sempre foi muito disputado por grandes artistas da MPB.

Foi aí que na época surgiu uma brilhante ideia: que tal lançar novos artistas nacionais cantando em inglês? Assim, teriam uma maior chance de serem escalados para as trilhas de novelas, além de poderem ser lançados também no mercado internacional. Até as rádios da época davam preferência a músicas estrangeiras, então era a solução perfeita!

E foi assim que muitos nomes começaram a surgir e alcançar o estrelato artistas alcançaram o estrelato e muitos deles vivem daqueles sucessos até hoje, fazendo pequenos shows. Na época, pouca gente sabia que eles eram brasileiros, mas isso não importava, o que valia era a música.

■ Por isso, separei alguns artistas para você relembrar ou mesmo conhecer:

1 – O primeiro é o Chrystian: O goiano José Pereira da Silva Neto não podia aparecer na televisão, nem na capa do seu próprio disco para que não descobrissem que o ídolo Chrystian era, na verdade, brasileiro. Sua música de estreia, Don’t Say Goodbye, foi tema de Tarcísio Meira e Glória Menezes na novela global Cavalo de Aço (1973), e ficou 19 semanas em primeiro lugar nas paradas. Depois que o modismo imposto pelas gravadoras passou, Chrystian se juntou com o irmão Ralf, e voltaram às suas raízes, como uma dupla sertaneja.

2 – O segundo é Richard Young ou Ricardo Feghalli do Roupa Nova: Quem adorava a música Rainy Day, tema do personagem de Dênis Carvalho na novela Locomotivas (1977), não imaginava que seu intérprete é o Ricardo Feghalli, que até hoje faz shows pelo Brasil

3 – O terceiro é o Pholhas: A banda paulista surgiu no final dos anos 60, e emplacou diversos sucessos na década seguinte, sendo o maior deles, My Mistake, que todo mundo dançava de rosto colado nos bailinhos de garagem.

4 – O quarto é Mark Davis ou Fábio Jr.: Nos tempos em que apresentava um programa de rock com Silvio Brito na TV Tupi, Fábio Júnior também gravava em inglês sob o pseudônimo de Mark Davis. Don’t Let Me Cry, da novela A Barba Azul (1974).

5 – O quinto é o Manchester: o Grupo carioca composto por Altanir Freitas, Amaury Freitas, Zilma Valle e Paulo Chagas. A música My Dear foi o primeiro sucesso do grupo, e integrou a trilha de Duas Vidas (1976)

6 – Para fechar: Morris Albert ou Maurício Alberto Kaisermann: Ele é certamente o mais bem sucedido entre todos os artistas brasileiros que se propuseram a gravar em inglês nos anos 70. Suas músicas foram sucesso em mais de 50 países, e versões de Feelings foram gravadas por Julio Iglesias, Barbara Streisand, Shirley Bassey, Andy Williams, Ella Fitzgerald, Nina Simone, Richard Clayderman e até pela banda The Offspring, numa versão punk. Até Lindsay Wagner, num episódio de A Mulher Biônica (1976), cantou esta música!

■ Além disso, uma justa menção a Michael Sullivan: Ivanilton de Souza Lima era vocalista da banda Renato e Seus Blue Caps quando compôs uma linda balada em inglês, chamada My Life. A gravadora Top Tape só permitiu que ele gravasse a música se usasse um pseudônimo em inglês. Ele abriu a lista telefônica de Nova York e escolheu um nome qualquer: Michael Sullivan! A canção foi um dos maiores sucessos da trilha da novela O Casarão, de 1976.

■ Ficha Técnica:
•Crítica Musical: (Roteiro e Vídeo):
– Felipe de Jesus & Roberto Silva

■ Apoio na direção:
– Roberto Silva (TV Norte Web)

■ Imagens do vídeo: Crédito: Mark Davis – Fábio Jr., Chrystian, Morris Alberty, Michael Sullivan, Manchester, Richard Young

 

Jornalista & Editor: Felipe de Jesus
Jornalista & Editor: Felipe de Jesus
Felipe de Jesus é Jornalista pela Faculdade Estácio de Sá/BH | Advogado pela UNIESP e Pós-Graduado em Direito Empresarial e Direito Público e Licitatório pela Faculdade Focus. É Economista pela UNIP/SP | Teólogo pela ESABI | Sociólogo pela Universidade Polis das Artes/SP | Técnico em Publicidade pela IPED/SP | Perito & Assistente Judicial Trabalhista - Contábil/Imobiliário pela 'Faculdade Beta Perícias & Pós-Graduação Jurídica' | Mestre em Comunicação Social: Jornalismo e Ciências da Informação pela UEMC. Atualmente cursa o Bacharelado em Farmácia/Ciências Médicas pela UniFECAF/SP.
RELATED ARTICLES

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Dê sua sugestão!spot_img

Most Popular

Recent Comments