Com construção da Cia. Candongas, fábula infantil será apresentada gratuitamente no dia 28 de maio, em Belo Horizonte
Maio de 2023 – Com linguagem poética, ludicidade e músicas animadas, o espetáculo “O Monstro do Lixo”, construído e produzido pela Companhia Candongas e Outras Firulas, será apresentado gratuitamente no dia 28 de maio, às 14h30, no Centro de Referência da Cultura Popular – Lagoa do Nado, equipamento cultural da Prefeitura de Belo Horizonte. Direcionado ao público infantil, o espetáculo foi criado para provocar reflexões sobre a forma que a sociedade cuida do meio ambiente, trata o lixo e se preocupa com a manutenção da vida no planeta Terra.
Inspirada em festas e folguedos populares de Minas Gerais, a peça discute o consumo e a produção desenfreada de rejeitos. “Guarda Mor e Bastião são marujos que narram o sofrimento da Mãe Terra, quando as matas são devastadas, os bichos fogem e os rios morrem. A Mãe Terra, então, alerta que todo o seu sofrimento vem dos rejeitos, do Monstro do Lixo, um grande boneco inspirado em dragões chineses e confeccionado com materiais reciclados, que é a representação do que faz mal à natureza”, conta a produtora executiva, Juliana Ribas.
“O Monstro do Lixo” tem direção e dramaturgia de Guilherme Théo e produção de Juliana Ribas. O elenco é composto por Cláudia Henrique, Guilherme Théo e Gustavo Bartolozzi. Todos os adereços e figurinos, bem como os instrumentos musicais utilizados na peça, são confeccionados com materiais reciclados e/ou reutilizados e são assinados pelo artista plástico Adriano Borges da Cruz.
A ação será realizada como contrapartida do projeto de lei, executado no âmbito da Lei Municipal de Incentivo à Cultura, celebrado entre a Companhia Candongas e o Município de Belo Horizonte, por intermédio da Secretaria Municipal de Cultura e Fundação Municipal de Cultura, com patrocínio do Instituto Unimed BH.
Sobre a companhia
A Cia. Candongas e Outras Firulas nasceu em 1994, durante uma oficina que trabalhava os fundamentos do Teatro de Rua. Os candongueiros dedicam-se ao estudo das artes cênicas nas suas múltiplas formas e manifestações, além das possibilidades expressivas do trabalho do ator. O objetivo é o desenvolvimento de um trabalho que valorize o coletivo, considerando o grupo como um “projeto de vida”, em detrimento ao “cada um por si” capitalista.
A proposta técnica e estética da Companhia está vinculada ao “universo festivo da rua” e ao “Brasil não oficial”. Essa opção vem da vontade de fixar o seu local de enunciação, reconhecendo a riqueza cultural e o ecletismo do povo brasileiro. Para tanto, realiza pesquisas sobre a nossa Brasilidade e sobre o “riso ambivalente” da cultura popular que, como afirma o filósofo Michael Bakhtin, é um riso “renovador”.
Serviço:
Espetáculo “O Monstro do Lixo”
Local: rua Ministro Hermenegildo de Barros, 904, Itapoã, Belo Horizonte
Data: 28 de maio, às 14h30 horas
Evento gratuito
Ficha técnica
Texto e Direção: Guilherme Théo
Figurinos e Boneco: Adriano Borges da Cruz
Elenco: Cláudia Henrique, Guilherme Théo e Gustavo Bartolozzi
Fotos: Aline Teixeira
Técnico de Som: Cleverson Eduardo (Dudu)
Produção Executiva: Juliana Ribas