Em uma Belo Horizonte efervescente, o AZEDA sublinha e fortalece o que há de mais brilhante na produção musical e cultural da cidade. Depois de se reinventar durante a pandemia, o projeto realiza a terceira edição oficial do Festival AZEDA, que acontece no dia 15 de abril, a partir das 17h, em localização inédita – o Mira!, com vista privilegiada do Centro de BH.
O AZEDA é uma plataforma que surgiu da necessidade de unir artistas, produtores e criadores locais para valorizar o que é feito em BH. Assim, o festival procura expandir as fronteiras da cultura independente de Belo Horizonte e traz aos seus palcos somente artistas da cidade.
O primeiro Festival de 2023 reforça esse compromisso, trazendo uma seleção de artistas que representam o que há de melhor na cena musical de Belo Horizonte: o grupo de rap Ruadois, Augusta Barna e Sarah Samp sobem ao palco do AZEDA em uma programação majoritariamente de música preta. A lineup ainda conta com a discotecagem dos DJs Linguini e Jô, que vão chegar somando e botando fogo na pista!
Praça Sete é Nois
Muitas vezes vista apenas como um ponto de passagem no coração da cidade, a Praça Sete é um dos marcos mais importantes de Belo Horizonte. Com o tema “Praça Sete é Nois”, a nova edição do festival AZEDA tem como objetivo ocupar e valorizar esse espaço cultural tão importante para a cidade, trazendo arte e música para os belorizontinos.
O evento é uma oportunidade de vivenciar uma noite única de celebração e valorização da cultura mineira. Os ingressos já estão disponíveis para venda e podem ser adquiridos através do Sympla.
Veio pra ficar!
O Festival AZEDA vem se firmando na Cena BH, buscando um espaço para mostrar que Belo Horizonte só tem artista FODA. Após a pandemia, os esforços para atingir esse objetivo continuaram e, no final de 2022, o Festival AZEDA invadiu o centro e a famosa Rua Guaicurus, com um super palco como atração da Virada Cultural de BH que reuniu mais de 7 mil pessoas em 13 horas de Festival.
Para perpetuar todo esse trabalho duro, o primeiro Festival AZEDA de 2023 escolheu trazer artistas que estão em ascensão na Cena de BH.
O evento vai contar com o estourado grupo de música eletrônica Ruadois, composto pela DJ Akila, Mirral ONE e UEU, que em dois anos de existência mostraram toda a sua qualidade musical; Augusta Barna, atriz em formação e cantora do EP Ruídos, que com sua voz única e músicas como Acaju e Mineirim já faz sucesso pelas ruas de Belo Horizonte; e, diretamente do maior festival de rap de Minas Gerais, a Artista Sarah Samp vem para fechar com chave de ouro a line-up. Nesse fervo, estarão ainda os incríveis DJs Linguini e Jô.
Valorizando a arte mineira desde 2018
“O AZEDA nasceu com muitos planos, com pouca grana, mas com muita força de vontade e parceiros que acreditaram no nosso propósito”. É assim que Hugo Zschaber, Coordenador Técnico e Artístico do AZEDA, define a potência que deu vida ao projeto.
Iniciado em 2018, a plataforma realizou o primeiro “Azedinho” em novembro daquele ano. “Pensamos naquela época em fazer como mini-festivais: noites com dois a três shows de projetos musicais autorais e independentes de BH e Região, para celebrarmos juntes a música feita aqui”, detalha Hugo Zschaber, Coordenador Técnico e Artístico do AZEDA. Ao longo de 2019, foram realizados outros três eventos em regiões descentralizadas de BH, pensando também na necessidade de se deslocar essa cena para além da região centro-sul.
Em seu primeiro Festival de 2023, o AZEDA vem com o intuito de unir a força mineira que ecoa nos palcos, com um espaço que é a cara de BH, localizado em frente ao Pirulito da Praça 7, o festival irá ocupar o espaço cultural MIRA!
SERVIÇO
Primeiro Festival AZEDA de 2023
Quando: Sábado, 15 de abril, às 17h
Onde: R. R. Rio de Janeiro, 600 – 25º Andar, Centro. Belo Horizonte – MG
Entrada: A partir de 30 reais
Compra de ingressos: https://www.sympla.com.br/festival-azeda—beaga-no-topo__1927545
Redes sociais: https://www.instagram.com/festivalazeda/
https://www.youtube.com/watch?v=4ISfBeBC2DI
Sobre o Mira!
Desde fevereiro, belo-horizontinos e turistas têm acesso a um dos endereços mais charmosos da cidade, até então exclusivo para poucos. Localizado na cobertura do Edifício Dona Júlia Guerra, na Praça 7, o Mira! abre suas portas para abrigar eventos culturais nos mais diferentes formatos.
Por lá, também funciona uma segunda unidade do Zuzunely, restaurante e café especializado em brunch com produtos artesanais, assinado pela chef Bruna Haddad. Com vista panorâmica da cidade, assim como o centro cultural, o Zuzunely funciona de quinta a domingo, de 8h às 15h. No menu, Sanduíche de waffle de pão de queijo com cream cheese, chutney de tomates e lombinho defumado, Bagel de salmão com pasta de avocado, haydari (coalhada temperada) e salada de folhas e Muffin de mirtilos com chocolate branco e limão siciliano, entre outras delícias. Os cafés artesanais são selecionados pelos baristas Giovanna e Magno, do @tourpelocafe E sempre que houver demanda dos eventos da noite, Bruna servirá pizzas artesanais com massa de longa fermentação, sempre com opções vegana e vegetariana. A ideia é que a casa abra diariamente pela manhã em um futuro próximo.
“Por ocupar um dos pontos mais icônicos e democráticos da cidade, o projeto traz consigo uma responsabilidade grande, de promover valores relacionados à inclusão e diversidade” conta Francis Dias, um dos sócios da casa. “Na sua concepção, foi tomado como pilar a história do edifício, inaugurado na década de 80. Ele ocupa o lugar deixado pela antiga livraria REX, destruída por um incêndio. No espaço, foi construído este arranha-céu de 25 andares, com arquitetura modernista, no intuito de trazer novos ares e modernidade ao centro da capital”, explica ele. Assim, o novo centro cultural Mira!, nasce respeitando e honrando o passado, mas pulsando modernidade.
“Não se honra o passado apenas promovendo o resgate da história, precisamos também inovar, criar e proporcionar o novo” pontua Francis. O Mira! nasce imerso nesse contexto, valorizando e respeitando o passado, mas vibrando uma BH de 2023, moderna e pulsante. “São inúmeras as iniciativas culturais fervilhando pela cidade. Queremos fomentar e promovê-las, recepcionando ideias, projetos, festas, feiras ou qualquer tipo de movimento que busque a integração social, cultura e lazer” finaliza o empresário.
https://www.instagram.com/mira_beaga/