Muito confiantes no emprego e apostando nas promoções para fazer boas compras, 79,1% dos consumidores de Belo Horizonte estão otimistas com o Natal deste ano e 65,5% deles pretendem presentear familiares, cônjuge, namorado e amigos, nesta ordem, com quatro presentes em média. Para 58,6% dos consumidores, a intenção é comprar mais presentes neste Natal em comparação com o ano passado. Os dados são da pesquisa Intenção de Consumo de Natal realizada pelo Núcleo Estudos Econômicos e de Inteligência & Pesquisa da Fecomércio MG.
De acordo com a pesquisa, 77,9% dos entrevistados se mostram muito confiantes no emprego, sendo que, 38% dos que recebem o 13º salário, pretendem utilizá-lo para comprar presentes, outros 32,7% vão usar para quitar dívidas e 31,4% devem aplicam alguma parte ou totalmente o dinheiro.
Comportamento do consumidor no Natal
A atenção aos preços e promoções deve nortear as compras de Natal de pelo menos 68,7% que planejam e pesquisam o valor dos produtos. O planejamento das compras se dá basicamente pelas promoções oferecidas no comércio para 64,3% e para outros 32,4% que admitem serem estimulados pelos preços mais baixos.
Já os preços altos são citados como fator que pode limitar os gastos e, juntamente com mau atendimento e lojas cheias podem desestimular a compra. O preço também explica a opção de 66,7% dos que compram pela internet. Uma curiosidade trazida pela pesquisa é que para 20,7% nada é capaz de desestimular as compras de Natal.
A comodidade da compra é estimulante para 36,0% que pretendem comprar nas lojas da vizinhança e pela internet, 14,6%. Os presentes devem ser comprados em lojas de shoppings por 18,7% e os shoppings populares serão a opção de compra de 13,5%.
O parcelamento das compras no cartão de crédito será a escolha de 35,4%, o pagamento no cartão de débito a de outros 26,1% e o dinheiro para 14,9%. Para 29,8% dos consumidores, um desconto que considerem bom pode levá-los a pagar à vista.
Opção por produtos de maior valor agregado
A opção por comprar menor quantidade de produtos com maior valor é de 38,4% dos entrevistados; 25,4% vão adquirir muitos produtos de menor valor e 22,8% irão comprar poucos produtos de valor mais baixo. Os gastos com presente devem ficar entre R$200,00 e R$500,00, para 41,9% dos entrevistados que irão presentear especialmente com roupas, brinquedos, calçados e perfumaria, nesta ordem.
Gabriela Martins, economista da Fecomércio MG, destaca o valor afetivo que há no período que abrange o Natal, tornando esta a principal data do comércio varejista brasileiro. “O Natal tem um valor afetivo muito grande para muitas pessoas. É um momento de presentear e de festejar com amigos e familiares, o que aquece o setor do comércio, de serviços e o turismo. Apesar do alto endividamento das famílias, notamos que os consumidores não deixam de comprar presentes, optando, às vezes, por itens mais baratos. Além disso, as pessoas também estão em busca de promoções e liquidações, de forma a aumentar seu poder de compra sem comprometer tanto do orçamento familiar”, explica Martins.
Sobre a Fecomércio MG
A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Minas Gerais integra o Sistema Fecomércio MG, Sesc e Senac em Minas e Sindicatos Empresariais que tem como presidente o empresário Nadim Donato. A Fecomércio MG é a maior representante do setor terciário no estado, atuando em prol de mais de 740 mil empresas mineiras. Em conjunto com a Confederação Nacional do Comércio (CNC), presidida por José Roberto Tadros, a Fecomércio MG atua junto às esferas pública e privada para defender os interesses do setor de Bens, Serviços e Turismo a fim de requisitar melhores condições tributárias, celebrar convenções coletivas de trabalho, disponibilizar benefícios visando o desenvolvimento do comércio no estado e muito mais.
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