sexta-feira, julho 4, 2025
HomeEntretenimento6/7 - Marcia Maria Cruz lança livro Morro do Papagaio (edição ampliada)

6/7 – Marcia Maria Cruz lança livro Morro do Papagaio (edição ampliada)

A jornalista e escritora Márcia Maria Cruz faz lançamento da segunda edição revisada e ampliada do 17⁰ título da coleção BH. A cidade de cada um, no próximo domingo

O Morro do Papagaio começou a ser ocupado na década de 1920, mas o território abriga uma das casas mais antigas de Belo Horizonte datada do século 19: a Fazendinha Dona Izabel. A história do imóvel tombado pelo patrimônio público, que foi todo restaurado, é contada no livro Morro do Papagaio, da coleção BH. A cidade de cada um. Com a primeira edição (2009) esgotada, a jornalista e escritora Márcia Maria Cruz apresenta uma segunda edição revisada e ampliada. O lançamento da segunda edição ampliada será no dia 6 de julho, às 16h, na Fazendinha Dona Izabel, espaço gerido pelo Grupo do Beco localizado na Avenida Arthur Bernardes 3.120, Barragem Santa Lúcia, região Centro-Sul de Belo Horizonte.

 

A coleção BH. A cidade de cada um se caracteriza por ser um relato afetivo a partir da experiência do autor. “Escrever este livro foi um processo difícil, mas acima de tudo gratificante. Temia, no entanto, mostrar-se demasiadamente, distanciando-se assim da tarefa de apresentar o Morro do Papagaio/Aglomerado Santa Lúcia tal como é. Esforcei-me para manter o equilíbrio entre os fatos e o meu ponto de vista”, escreve na apresentação.

“Reeditar o livro Morro do Papagaio é reencontrar a força de uma voz poderosa, que vem não apenas da autora, uma cria desse lugar, mas de toda a comunidade que ali vive, trabalha e sonha”, afirma o editor da coleção, José Eduardo Gonçalves.  Ainda destaca que muita gente passa próximo dali todos os dias, sem jamais ter percorrido suas ruas e becos. “O Morro é um desses territórios que estão, ao mesmo tempo, muito perto e muito longe de nós. O livro de Márcia Cruz, agora ampliado, nos leva para um lugar de identidade forte, com suas tradições, sua cultura e seus problemas. Acolher essas histórias é nosso compromisso”. 

A nova edição ganhou quatro novos capítulos: Os predinhos; O Papagaio e o vento; O Morro é quem? e Papagaio Cultural. Em Os predinhos, a autora aborda a intervenção urbana realizada pelo Projeto Vila Viva no aglomerado e a subsequente construção dos conjuntos habitacionais no entorno para receber as famílias que foram indenizadas devido às obras.

 O capítulo O Morro é quem? aborda a trajetória do MC Rick, artista que nasceu no Morro e alcançou projeção nacional. Em Papagaio Cultural, uma apresentação de artistas da nova geração que agitam a cena cultural no Morro. “O capítulo Papagaio e o vento discorro de uma forma mais sensorial o nome do Morro. Era um capítulo que faltava, que estava diluído ao longo de todo o capítulo. É o pensamento motriz presente em todo livro”, afirma Márcia.

Também são feitas atualizações em alguns capítulos. O capítulo que motivou a segunda edição ampliada aborda o processo de restauração da Fazendinha Dona Izabel. No capítulo, Universitários do Morro, a autora acrescenta o projeto “Voa, Papagaio”, idealizado por Júlio Fessô e Grazi Mendes. Em Laço de Fitas, uma informação autobiográfica neste capítulo dedicado à avó da escritora. “Falo do meu casamento com o músico e professor Valmir Alcântara Alves”, adianta.

Em tom memorialístico, o livro aborda as festas do morro, como Semana Santa e Festa Junina; costumes da cultura local, como a realização de mutirões para bater a laje em um processo coletivo de melhoria das moradias; a organização comunitária ao longo dos anos para conseguir a urbanização e ter acesso a direitos básicos, como energia elétrica, água, saneamento e transporte público. A autora ainda olha com cuidado para as múltiplas religiosidades da comunidade. Apresenta personalidades locais, como o pintor Fabiano Valentino, Nil César, Sílvia Lorenso, entre outros. Tudo isso, a partir de uma percepção bastante sensorial do território.

Sobre a autora

Márcia Maria Cruz é filha de Maria da Conceição. É doutora em Ciência Política e mestre em Comunicação Social pela UFMG. Jornalista, é chefe da Assessoria de Comunicação do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania.  Foi coordenadora do Núcleo de Diversidade do jornal Estado de Minas. É vencedora do Troféu Mulher Imprensa 2022 na categoria Diversidade! Integrou o International Visitor Leadership Program (IVLP) em Media literacy em 2018 nos EUA. Coordenou o curso de Jornalismo na UNA e lecionou sobre o mesmo tema na PUC Minas e Faculdade Promove. Foi presidente da Oficina de Imagens. É autora do livro “Maria Mazarello – preto no branco, lutas e livros”, da Editora Contafios, e coautora do “Vidas inteiras – histórias dos 10 anos da Lei de Cotas” (Editora Crivo). Semifinalista do Prêmio Jabuti 2024 na categoria Educação. Integra o Coletivo de Jornalistas Negras e Negros Lena Santos

Serviço

Lançamento – Morro do Papagaio 

(segunda edição revisada e ampliada)

Márcia Maria Cruz

Editora Conceito

134 páginas

R$ 40

Data: 06 de julho de 2025, domingo 

Horário: 16k

Local: Fazendinha Dona Izabel (Avenida Arthur Bernardes – 3.120 – Barragem Santa Lúcia/ Belo Horizonte -MG – Entrada gratuita

Informações: (31) 98104-8307

Leo Junior
Leo Juniorhttps://viralizabh.com.br
Bacharel em Publicidade e Propaganda pelo Centro Universitário UNA, graduado em Marketing pela Unopar e pós graduado em Marketing e Negócios Locais e com MBA em Marketing Estratégico Digital, é um apaixonado por futebol e comunicação além de ser Jornalista certificado pelo Ministério do Trabalho.
RELATED ARTICLES

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Dê sua sugestão!spot_img

Most Popular

Recent Comments