O escritor e professor de literatura belo-horizontino, Nelson Ricardo Reis, apresenta o seu primeiro romance, “À Sombra de Fausto”, onde tece uma história rica em ambiguidade e simbolismo. Neste seu livro de estreia, o autor revisita o mito fáustico em uma narrativa envolvente e ambientada na Europa contemporânea. Fausto, protagonista da lenda alemã, paira sobre a narrativa da obra de Nelson Ricardo Reis convidando o leitor a refletir sobre as escolhas e seus desdobramentos. O lançamento de “À Sombra de Fausto” está marcado para o dia 31 de agosto, sábado, às 11h, na Livraria Quixote.
O título do livro e a trama remetem ao mito de Fausto, especialmente à obra de Goethe, sugerindo uma releitura moderna e instigante do pacto com Mefistófeles. O autor usa essa referência para explorar temas complexos como redenção, moralidade e a eterna luta entre o bem e o mal. O mito de Fausto é uma lenda alemã que conta a história de um homem das ciências que faz um pacto com Mefistófeles em troca de conhecimento, vida eterna e amor. O mito simboliza o desejo de imortalidade e juventude, e é considerado um símbolo cultural da modernidade.
“À Sombra de Fausto” leva o leitor por uma viagem pelas principais cidades europeias, como Lisboa, Barcelona, Florença e Roma. A trama acompanha um jovem professor de literatura e aspirante a escritor que, em sua primeira viagem à Europa, se envolve com um misterioso personagem chamado Arimã, uma representação de Mefistófeles. Este propõe ao professor um pacto: publicar seu romance em troca da redenção do mal. A história mergulha em um embate maniqueísta, questionando conceitos como bem, mal, Deus e o Diabo, e levando o protagonista a confrontar seus próprios valores e convicções. “O maior desafio foi dar uma coerência à ambiguidade que permeia todo o livro e principalmente encontrar uma maneira literária de instaurar a dúvida na cabeça do leitor. Quem é realmente o estranho personagem com quem nosso professor se encontra diversas vezes durante sua viagem?”, aponta Nelson Ricardo Reis.
O autor revela que algumas passagens do livro realmente aconteceram e não são frutos da sua imaginação. O posfácio lança um pouco de luz sobre o que realmente ocorreu durante o período em que se passa a história e o que aconteceu depois. “Ou na verdade lança mais sombras sobre todos os acontecimentos? Só o leitor poderá decidir,” provoca o autor. Intrigante, a capa do livro é um frame do filme “Fausto”, de Murnau, cineasta expressionista alemão e representa Fausto à sombra de Mefistófeles e da sabedoria.
Nelson Ricardo Reis, nascido em Belo Horizonte, é professor de literatura, mestre em Teoria Literária e Semiótica e doutor em Literatura Comparada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Possui vasta experiência acadêmica e crítica, com diversos textos publicados em revistas especializadas e em seu blog, criticaderodape.com.br. “À Sombra de Fausto” marca sua estreia no universo da ficção. “O livro demorou sete anos para ser finalizado, desde os primeiros rascunhos até sua versão final, isso sem contar os longos períodos de revisão. O processo de escrita foi antecedido por uma vasta pesquisa sobre o mito de Fausto e um estudo aprofundado sobre a biografia do mal e de seu principal representante, independente das centenas de nomes que recebeu desde seu primeiro registro na literatura”, conta o autor.
Lançamento do Livro “À Sombra de Fausto” de Nelson Ricardo Reis
Data: 31 de agosto (sábado)
Horário: 11h
Local: Livraria Quixote
Endereço: Rua Fernandes Tourinho, 274, Savassi