domingo, junho 23, 2024
HomeGastronomiaEventos2º Festival Sabores da Montanha será opção saborosa na temporada de inverno...

2º Festival Sabores da Montanha será opção saborosa na temporada de inverno na Mantiqueira

Evento acontecerá de 05 de julho a 25 de agosto e reunirá municípios serranos dos estados de SP, MG e RJ

Com a chegada do outono, agora, a expectativa é pela aproximação do inverno, uma das estações preferidas dos brasileiros. A queda nas temperaturas, que quase não ocorreu durante o outono, devido às ondas de calor que atingiram praticamente todo o país, é um verdadeiro termômetro de como será a próxima temporada de inverno.

É justamente no inverno que bate aquela vontade de comer (cada vez mais!), sem peso na consciência. Quem visitar a Serra da Mantiqueira na próxima estação poderá aliar o frio com a boa gastronomia. É quando será realizado o 2º Festival Gastronômico Sabores da Montanha, entre os dias 5 de julho e 25 de agosto. Qualquer cidade que esteja situada nas montanhas poderá participar.

Restaurante de municípios como como Visconde de Mauá (RJ), Itamonte (MG) e Queluz, Cunha, Campos do Jordão e São Francisco Xavier (SP) já confirmaram presença no evento, que reunirá os melhores restaurantes localizados em cidades serranas para mostrar a diversidade gastronômica da região.

O festival, que será realizado nos estados de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro, servirá para traduzir e valorizar a essência da comida regional tipicamente caipira, preparada com insumos encontrados na região, especialmente de produtores artesanais da região.

“O Festival Sabores da Montanha, que entra em sua segunda edição, transformou-se em uma grande vitrine para que pequenos restaurantes, de destinos turísticos não muito conhecidos, especialmente os localizados no sul de Minas Gerais, possam divulgar seus serviços e produtos”, explica Reginaldo Pupo, um dos organizadores do festival e gestor da Sabores da Montanha.

Segundo ele, muitas vezes, o poder público não tem condições de divulgar seus respectivos destinos para mostrar sua valorosa gastronomia, “então o festival acaba servindo como uma importante ferramenta para divulgar o trade gastronômico regional Brasil afora”, destaca.

O que vem por aí!

Villa K2, na pacata e bucólica São Francisco Xavier (SP), distrito de São José dos Campos com clima bem agradável, preparou um prato que reúne três dos elementos na natureza (terra, água e fogo) para participar do 2º Festival Gastronômico Sabores da Montanha.

Chef Léo Ássimos criou o Raízes, inspirado na cultura local para adquirir os elementos para elaboração do prato, como mandioca, banana da terra e castanhas (Terra), que fazem o doçor, crocância e leveza ao prato; a tradicional truta das águas da Mantiqueira e fogo da defumação com seu sabor marcante lacrando esse prato de um potencial exuberante aos mais exigentes paladares (Água e Fogo).

Para a elaboração do prato, que poderá ser degustado a partir do primeiro dia do festival, em 5 de julho, Ássimos utilizou como ingredientes uma truta defumada, purê de banana da terra, farofa de bijú com tomate assado, castanhas e cheiro verde. Uma verdadeira maravilha e certamente irá agradar a todos os paladares. “O prato está super interessante e muito saboroso”, adianta o Chef.

Em Cunha (SP), na Serra da Bocaina, a Cervejaria Caminho do Ouro inscreveu para o festival a Truta com Azeite de Limão Siciliano para deleite de quem irá até o destino curtir o friozinho, os lavandários e os famosos ateliês de cerâmica.

A iguaria (250g) será servida ao azeite e limão siciliano nacional (Fazenda Maria da Fé) e com raspas do limão. O prato será acompanhado por uma salada refrescante com rúcula, alface americana, beterraba, tomate, cebola roxa, palmito e azeitonas, além de batata rústica frita e arroz branco.

As inscrições para o 2º Festival Gastronômico Sabores da Montanha estão abertas até o próximo dia 28 de junho e podem ser acessadas por meio do site oficial do evento. Até lá o público poderá conferir as novidades e os pratos participantes pelo Instagram.

A exemplo do ano passado, poderão participar nesta edição, além de restaurantes, os gastrobares, pizzarias, lanchonetes, hamburguerias, cafeterias, bistrôs, sorveterias, padarias, vinícolas, docerias, cervejarias, produtores artesanais e similares da região da montanha.

O 2º Festival Gastronômico Sabores da Montanha tem patrocínio de Sun Mobi Energia SolarGWM Motors e Turismo Sul de Minas, com apoio de BaresSPHotel4YouReserva e Hora Campinas.

Valorização da gastronomia regional

O principal objetivo do 2º Festival Gastronômico Sabores da Montanha é divulgar e valorizar a rica gastronomia regional, observando a utilização de insumos encontrados na região, por meio de produtores locais. Portanto, não haverá premiações.

O evento será indoor, ou seja, apenas entre os restaurantes, e reunirá os principais nichos da gastronomia. O modelo possibilita que os estabelecimentos participantes possam ter o controle da qualidade de seus produtos e da segurança alimentar, além de poder ampliar a possibilidade de fidelização dos clientes (ainda que sazonais), atrair novos clientes para conhecer a gastronomia de cada estabelecimento e aumentar o ticket médio, além de possibilitar o uso da própria estrutura desses lugares.

Isso também oferece comodidade aos clientes, que têm à disposição a estrutura básica como banheiros, estacionamentos, etc.

 

2º Festival Gastronômico Sabores da Montanha

 

Data: 5 de julho a 25 de agosto de 2024

Local: Estabelecimentos gastronômicos das cidades participantes

Informações / Inscriçõeswww.saboresdamontanha.com.br

Telefone: (11) 9 3279-5275

Instagram@saboresdamontanha_br

FOTO:

Divulgação
O prato Raízes, do Villa K2, inspirado na cultura local, de São Francisco Xavier (SP)
Leo Junior
Leo Juniorhttps://viralizabh.com.br
Bacharel em Publicidade e Propaganda pelo Centro Universitário UNA, graduado em Marketing pela Unopar e pós graduado em Marketing e Negócios Locais e com MBA em Marketing Estratégico Digital, é um apaixonado por futebol e comunicação além de ser Jornalista certificado pelo Ministério do Trabalho.
RELATED ARTICLES

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Dê sua sugestão!spot_img

Most Popular

Recent Comments