28/08 – Espetáculo Barravento se despede dos palcos reafirmando que “tudo nasce em África”

Apresentação gratuita acontece em 28 de agosto, em três espaços culturais de Belo Horizonte. Produção de dança conecta raízes afro-brasileiras ao funk contemporâneo

0
6

O grupo CorPol!tico encerra a circulação do espetáculo de dança contemporânea \V3NTØ (Barravento), aprovado na LMIC/Fundo – 0530/2024,  no Teatro Raul Belém Machado, no dia 28, quinta-feira, às 19h.  A montagem será apresentada gratuitamente. Inspirado em referências da arte contemporânea, o trabalho reúne releituras dos movimentos Soul e Passinho de Belo Horizonte, traçando uma linha cronológica das sonoridades afro-brasileiras até chegar ao funk nacional atual. Nascido do desejo de aproximar a arte das juventudes e valorizar expressões muitas vezes marginalizadas, o espetáculo dialoga com tecnologias experimentais de iluminação e coloca o funk como tema central, reforçando o protagonismo dessas manifestações culturais.

Com oito bailarinos em cena, \V3NTØ (Barravento) revisita um percurso transatlântico de ritmos e gestos vindos dos povos Bantu, Malê, Yoruba e Nagô. Inspirada nos toques do candomblé que influenciaram o funk, a coreografia traz um mergulho nas sonoridades e um tributo à natureza, aos ancestrais e às culturas periféricas. “Além das sonoridades africanas, também referenciamos o espetáculo no filme Barravento, do diretor Glauber Rocha, que conta o romance de um pescador que recebe a benção de Iemanjá para navegar nos mares com a tripulação e garantir alimentação e renda da população local. O pescador abençoado não pode se relacionar com outras pessoas, senão perde a bênção e se torna vulnerável aos males que podem ocorrer quando em alto-mar. O pescador cai em tentação e se relaciona carnalmente com uma moradora local, perdendo a benção e trazendo vulnerabilidade para toda vila”, explica Rudson Rocha, um dos diretores artísticos da montagem.

O espetáculo contou com recursos do Edital Lmic 2020 – Fundo Municipal de Cultura, para realizar a montagem cênica, com estréia em 2023, dando continuidade às experimentações de 2019 a partir de uma parceria com a ONG “Oficina de Imagens” para o evento “Ocupar Espaços” do Centro de Referência das Juventudes. \V3NTØ (Barravento) evidencia as raízes afro-brasileiras da música periférica relacionando o passado e o presente das manifestações populares com raízes musicais que vêm de ritmos como o candomblé, o Barravento e o Congo de Ouro. O espetáculo evoca a proposta de celebrar as singularidades emergentes, homenagear suas raízes e reafirmar que “tudo nasce em África”.

Para Leonardo Molina, um dos diretores artísticos, a criação do espetáculo nasceu do desejo de aproximar a arte das juventudes e valorizar expressões muitas vezes marginalizadas. “O espetáculo Barravento vem para ser algo divertido, para quem dança e para quem assiste, e principalmente dar protagonismo a diversidade de corpos, ritmos, expressões, vistas a margem muitas vezes. A cena artística precisa entender que o público se sente distante e pouco representado. A juventude se interessa por aquilo que está próximo e essa foi a maior inspiração para a criação do espetáculo: algo que despertasse o interesse dos jovens que ocupam o Centro de Referência de Juventudes”, explica.

Serviço

\V3NTØ (Barravento) – Encerramento da circulação

28/08, quinta-feira, às 19h – Teatro Raul Belém Machado (Rua Leonil Prata, 53 – Alípio de Melo )

Entrada gratuita

Ficha técnica

Coordenação e produção geral e executiva: Juliana Cancio

Direção artística e Gestão de ensaios: Rudson Rocha e Huderson Rodrigues

Coreografia: Leonardo Molina e Rudson Rocha

Elenco: Ana Teixeira, Huderson Rodrigues, Isabel Leão, Malcom Mohammed, Nana

Amendola, Nayara Aurora, Pedro Demétrio e Vitoria Mikaelly

Trilha Sonora: Eduardo Amendoeira e Leonardo Molina

Participação especial trilha sonora funk: Igu Bantu

Pesquisa: Leonardo Molina e Rudson Rocha

Concepção de Figurinos: Leonardo Molina e Rudson Rocha

Figurinistas: Vivi Reis e Gil Gomes

Concepção cenográfica e de iluminação: Leonardo Molina e Rudson Rocha

Cenografia: Carolina Gomes

Restauração cenográfica: Eduardo Henrique

Criação de luz: Sarah Kacowicz

Operação de luz: Julia Teles

Designer gráfico: Roberta Monteiro

Audiovisual e fotografia: Gilberto Goulart

Assessoria de comunicação: Luz Comunicação – Jozane Faleiro

Intérprete de Libras: Saad Mello

Audiodescrição: Visiva Arte AD))) – Jo Caravelli e Juliana Cancio

Social Media: Juliana Cancio

Produção artística: Juliana Cancio

Assistência de Produção: Gabriel Aguiar de Souza e Jéssica Sotero

Coordenação artística do Corpol!tico: Juliana Cancio, Leonardo Molina e Rudson Rocha

IVO

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here