A Plataforma Fartura – Gastronomia do Brasil lança, no dia 27 de novembro, o último episódio da websérie da expedição “Caminhos por Minas”, que mergulhou nos sabores e histórias do Norte de Minas Gerais em maio deste ano. O conteúdo será disponibilizado semanalmente no YouTube. A partir de então é possível assistir a série completa com 10 episódios que documentam a pesquisa gastronômica da expedição e receitas. O projeto tem o patrocínio da CEMIG, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais e realização do Fartura e Governo de Minas Gerais.
Os episódios trazem um panorama dos modos de vida, ingredientes, receitas e personagens que compõem o patrimônio alimentar da região, em especial dos locais próximos ao Parque Nacional Cavernas do Peruaçu, reconhecido como Patrimônio Mundial Natural da Humanidade em julho, e ao curso do Rio São Francisco.
A comitiva, liderada pelo chef Yves Saliba e com curadoria e pesquisa de Carolina Daher, percorreu as cidades de Manga, Januária, Itacarambi e Montes Claros, em busca não só de ingredientes, mas de histórias de produtores locais, cozinheiros, quitandeiras, pescadores e pesquisadores. O resultado é um retrato vivo da diversidade da cozinha mineira, a partir das vivências de quem transforma a realidade do seu território por meio da gastronomia.
Episódios
A websérie começa na cidade de Manga, às margens do Rio São Francisco, onde Yves Saliba navega pelas águas da pesca artesanal. Ali, o chef conheceu importantes personagens, como Antônio Neto, pescador há mais de 40 anos, que vive da pesca de barranco no Rio São Francisco. O episódio explora a história da pesca na região e sua importância para a gastronomia local, revelando a importância do rio para a subsistência e a cultura alimentar das comunidades da região.
De lá a expedição parte para Januária, o berço da cachaça artesanal mineira. Na cidade, a equipe visitou alambiques que mantêm viva a tradição centenária da produção da bebida. O episódio explora os processos de produção, seu uso em receitas e sua presença na cultura mineira.
O Parque Nacional Cavernas do Peruaçu, onde entre as cavernas e pinturas rupestres, tem episódio especial em que o chef adentra pelas quitandas tradicionais da região. Em Itacarambi, Yves também se encontra com Dona Lourdes para preparar o bolo Mané Pelado, uma receita que carrega a força e a memória de sua avó.
Os últimos episódios se passam em Montes Claros, referência da gastronomia do Cerrado Mineiro. O quarto explora o universo dos embutidos artesanais, apresentando a história da Charcuteria Sagrada Família, pioneira na produção de embutidos artesanais com ingredientes do Cerrado.
A série se encerra com a riqueza dos ingredientes da região como pequi, baru, araticum, jatobá e pimenta-de-macaco. Yves chega ao tradicional Mercado Municipal da cidade, com mais de 600 comerciantes, revelando a importância do comércio na geração de renda, além dos diversos processos para obtenção dos ingredientes.
O YouTube recebe, ainda, receitas tradicionais de cada local percorrido, como o Bolo Mané Pelado de Itacarambi; a Rabada na Cachaça de Januária; o Lombinho com farofa de feijão-andu da Charcutaria Sagrada Família, em Montes Claros; e a Caranha Ensopada do Rancho da Paz, em Manga.
SOBRE A PLATAFORMA FARTURA – GASTRONOMIA DO BRASIL
Fartura – Gastronomia do Brasil é a principal plataforma gastronômica do país, que consiste em pesquisa, compartilhamento de conteúdo e produção de eventos no setor. Desde 2012, as Expedições Fartura já percorreram mais de 100 mil km pelo território nacional, quase 300 cidades e mais de 260 entrevistas realizadas, originando livros, filmes e servindo como base para eventos premiados. O projeto já realizou Festivais Fartura em mais de 10 cidades brasileiras e internacionais, incluindo Belo Horizonte, São Paulo, Tiradentes, Fortaleza, Porto Alegre, Belém, Brasília, Serro, Conceição do Mato Dentro, Lisboa e Porto, atingindo cerca de um milhão de pessoas.
Cemig: a energia da cultura
A Cemig é a maior incentivadora de cultura em Minas Gerais e uma das maiores do país. Ao longo de sua história, a empresa reforça o seu compromisso em apoiar as expressões artísticas existentes no estado, de maneira a abraçar a cultura do estado em toda a sua diversidade. Além de fortalecer e potencializar as diferentes formas de produção artística, a Cemig se apresenta, também, como uma das grandes responsáveis por atuar na preservação do patrimônio material e imaterial, da memória e da identidade do povo mineiro. Os projetos patrocinados pela companhia, por meio de Lei Estadual e/ou Federal de Incentivo à Cultura, têm por objetivo beneficiar o maior número de pessoas, nas diferentes regiões do estado, promovendo a democratização do acesso às práticas artísticas. Assim, investir, incentivar e impulsionar o crescimento do setor cultural em Minas Gerais reflete o posicionamento da Cemig em transformar vidas com a sua energia.
SERVIÇO
WEBSÉRIE “FARTURA CAMINHOS POR MINAS”
Mais informações:
https://www.farturabrasil.com.br/







