Belo Horizonte vai respirar os aromas do vinho nos dias 26 e 27 de julho, quando o Mercado de Origem se transforma em um verdadeiro santuário enogastronômico com o Festival de Vinhos – do Brasil e do Mundo. A programação inclui degustações, cursos, bate-papos com produtores e experiências sensoriais. O evento reúne vinhos tintos, brancos, rosés, espumantes e naturais, com destaque para rótulos autorais e surpreendentes da produção nacional.
Os vinhos selecionados vêm de diversas regiões do país e têm curadoria da Enoteca Brasileira (referência em vinhos brasileiros de terroirs a serem explorados) idealizada pela empresária Ludmila Rettore e pelo sommelier Fábio Souza, sócios no empreendimento. O Festival de Vinhos – do Brasil e do Mundo, aliás, é uma prévia do que vem por aí. Isso porque, a primeira loja física da Enoteca Brasileira será inaugurada em breve no Mercado de Origem em um espaço dedicado ao conhecimento, com interação audiovisual, em um formato pioneiro e inovador.
A loja da Enoteca contará com elegante espaço do Mercado de Origem, estruturada a partir de projeto arquitetônico cuidadosamente pensado e assinado por Beth Nejm, referência em arquitetura de interiores na capital e será inaugurada em breve. “A proposta é de um apaixonante espaço dedicado aos vinhos das mais diversas regiões brasileiras, possibilitando muito aprendizado, experiências únicas e o devido reconhecimento do belíssimo trabalho que produtores e viticultores têm realizado no nosso país”, revela Ludmila sobre o espaço da Enoteca no Mercado de Origem, com previsão de abertura ao público para o segundo semestre de 2025.
O festival conta com a presença e apoio do sommelier Marcelu Dvin, parceiro do evento que acompanhará as apresentações e conduzirá um curso de vinhos, onde o público poderá aprender a degustar, como identificar notas e aromas, taninos, álcool e acidez e noções de harmonização, além de um interessante bate-papo com produtores e convidados especiais. Além dos rótulos de 15 vinícolas brasileiras, haverá vinhos de colheita inverno do sul de Minas e participação de importadores com rótulos da Argentina, Chile, Itália e Portugal, todos com preços especiais para compra no local, tudo isso aliado aos imperdíveis queijos mineiros da já tradicional “rua do Queijo” do Mercado de Origem.
A Enoteca Brasileira oferece experiências únicas de degustação e contato direto com os produtores, o que promove a valorização e o acesso à crescente e vibrante vitivinicultura nacional. Para Fábio Souza, sócio da Enoteca, o objetivo do Festival é apresentar o melhor da produção brasileira sem sair de Belo Horizonte. “Vamos oferecer no festival uma pequena amostra ao público de rótulos que temos trazido diretamente, instigar o consumidor de bons vinhos a descobrir novos produtos e, a presença de alguns produtores e enólogos enriquece ainda mais a experiência”, afirma.
Durante o evento, o público poderá conhecer rótulos das regiões: Sul de Minas, Campos das Vertentes, Ouro Preto, Serra e Campanha Gaúchas, Serra do Sudeste, São Paulo, Serra da Mantiqueira, Cerrado Brasileiro (Goiás e Brasília) e Vale do São Francisco. “Os participantes terão acesso a diversos terroirs que vêm surpreendendo o mundo com sua qualidade, balanceando tradição, inovação e excelência”, conclui Ludmila.
Destaques da programação
Sábado – 26/07
14h30 – Curso de vinhos com o sommelier Marcelu Dvin
16h30 – Masterclass com Inimá Souza (Wine Doc Center) + degustação guiada de 5 rótulos brasileiros
18h30 – Wine Talks com produtores: Elcy Caldas (Quinta de Glaura), Sávio Garcia (Estrada Real), Jackson e Maria Helena Franco (Cave das Vertentes)
Domingo – 27/07
12h – Bate-papo sobre vinhos naturais com o produtor Carlos Sanabria (Sanabria Vinhos)
SERVIÇO
26 e 27 de julho
Sábado: 11h às 20h | Domingo: 11h às 18h
Mercado de Origem – Belo Horizonte
Entradas:
*Sujeito a lotação – número limitado de vagas
*Cursos e masterclasses com vagas limitadas – inscrições pelo Sympla