Home Entretenimento 2/9 – Aline Bei no Sempre Um Papo BH

2/9 – Aline Bei no Sempre Um Papo BH

0
5

Autora do premiado romance “O peso do pássaro morto”, a escritora Aline Bei participa do projeto Sempre Um Papo, em Belo Horizonte, para lançar seu mais novo livro: “Uma delicada coleção de ausências” (Companhia das Letras). O encontro acontece no dia 2 de setembro, terça-feira, às 19h30, na Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais (Praça da Liberdade, 21), com entrada gratuita, por ordem de chegada. 

Sobre o livro “Uma delicada coleção de ausências”

“Uma delicada coleção de ausências” é um romance  que explora temas como maternidade, infância e traumas familiares que perpassam gerações. A narrativa apresenta três mulheres – neta, avó e bisavó – que precisam conviver em suas diferenças. A avó, Margarida, lê mãos numa feira de antiguidades para prover o sustento de Laura, que vai à escola, brinca com as amigas e pouco a pouco se despede da infância. Da mesma forma que a avó se devota por completo ao cuidado da menina, Laura entrega a Margarida o amor desmedido de uma criança.

Mas a convivência das duas muda de repente com a chegada de Filipa, bisavó de Laura e mãe de Margarida. A idosa, que perdera o lugar onde morava, logo se apodera dos pequenos cômodos com suas caixas e amarguras. Laura se vê sozinha, sem a atenção de quem mais ama, além de ter que se habituar à estranha presença da bisavó. Enquanto isso, Margarida passa a se dedicar integralmente aos cuidados da mãe. Sobrecarregada com o aumento das tarefas domésticas, ela encontra em Camilo, um amigo da feira, a ajuda de que precisava para seguir atendendo seus clientes.

Neste romance, Aline Bei observa as mulheres em detalhes: os corpos jovens e envelhecidos; os desejos primitivos; as frustrações geracionais; o trabalho de cuidado; as incontáveis violências às quais são submetidas. Ao mesmo tempo, a autora investiga a determinação inabalável feminina; os afetos que salvam e a força para romper com sofrimentos que parecem não ter fim.

Aline Bei nasceu em São Paulo, em 1987. É formada em letras pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP); em artes cênicas pelo Célia Helena Centro de Artes e Educação; e é pós-graduada em escritas performáticas pela PUC-Rio. Além de “Uma delicada coleção de ausências”; é autora dos romances “O peso do pássaro morto”, vencedor do prêmio São Paulo de Literatura, e do prêmio Toca; e “Pequena coreografia do adeus”, finalista do prêmio Jabuti 2022.

Sempre Um Papo

Criado em Belo Horizonte por Afonso Borges, o Sempre Um Papo é um projeto cultural que realiza encontros entre importantes nomes da literatura e personalidades nacionais e internacionais com o público, ao vivo, em auditórios e teatros. Ao longo de sua trajetória, o projeto já aconteceu em 40 cidades brasileiras e promoveu mais de 8 mil eventos, que reuniram presencialmente um público superior a 3 milhões de pessoas. Atualmente, acontece regularmente, além de BH, em São Paulo, Brasília e Paracatu/MG. Todas as conversas são gravadas e disponibilizadas no canal do YouTube do projeto, que conta com mais de 110 mil inscritos.

O Sempre Um Papo é patrocinado pela Cemig, via Lei Estadual de Incentivo à Cultura.

Serviço:

Sempre Um Papo recebe Aline Bei

Dia 2 de setembro, terça-feira, 19h30

Local: Teatro José Aparecido de Oliveira, da Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais (Praça da Liberdade, 21)

Entrada gratuita

Informações: www.sempreumpapo.com.br

Informações para a imprensa: imprensa@sempreumpapo.com.br

NO COMMENTS

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here