domingo, outubro 6, 2024
HomeEntretenimento13 e 14/01 - Ensaio geral do Carnaval 2024 reúne 24 blocos...

13 e 14/01 – Ensaio geral do Carnaval 2024 reúne 24 blocos e traz sonorização inédita na Avenida dos Andradas em BH

NOS DIAS 13 E 14 DE JANEIRO, EVENTO GRATUITO CONVIDA O PÚBLICO A INICIAR A FOLIA NA CIDADE

Reunindo 24 blocos de Belo Horizonte, o Ensaio Geral do Carnaval 2024 acontece nos dias 13 e 14 de janeiro, na Avenida dos Andradas, na altura do número 4.000, região Leste da capital. Viabilizado por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, o evento será aberto ao público e irá inaugurar uma nova sonorização, que promete transformar a festa da capital mineira em uma das mais tecnológicas do país. O ensaio, planejado e produzido pela Do Brasil Live Marketing, promete ser uma simulação do Carnaval: gratuito, na rua, com trios elétricos, blocos emblemáticos, suas baterias e alas de dança. Um encontro do público para antecipar as comemorações da folia belo-horizontina nos mesmos moldes que a consagraram.

Serão 10 horas de festa por dia com shows completos de oito dos principais blocos carnavalescos da cidade: Angola Janga, Baianas Ozadas, Bloco da Esquina, Então, Brilha!, Havayanas Usadas, Seu Vizinho, Truck do Desejo e Volta Belchior. Eles ainda convidam, cada um, outros dois blocos para o histórico encontro. Para além do ousado projeto de sonorização, será um grande evento para o público. “A Do Brasil ama o movimento gerado pelo Carnaval de BH e tem expertise em grandes eventos há mais de 20 anos. Estamos a serviço da cidade e do setor sócio-cultural, queremos ter Belo Horizonte e Minas Gerais reconhecidas por promover um dos melhores carnavais do país. E o público mineiro terá um grande evento para desfrutar com qualidade”, explica Patrícia Tavares, CEO da Do Brasil Live MKT.

O sistema inédito de som do Carnaval belo-horizontino conta com investimentos do Governo de Minas Gerais, por meio de patrocínio da Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge) e da Cemig. Aproximadamente R$ 4,5 milhões serão investidos pelo Governo para este recurso.

A potência cultural e turística do Carnaval da capital estimula a economia da criatividade e gera emprego e renda. Em 2023, a folia de BH, considerada a mais segura do Brasil, reuniu cerca de 5 milhões de pessoas na cidade, em aproximadamente 500 blocos, movimentando cerca de R$ 720 milhões, de acordo com levantamento divulgado pela Belotur. Para 2024, a expectativa é que, entre moradores e turistas, 5,5 milhões de pessoas estejam nas ruas para o Carnaval da capital. Em torno de R$ 900 milhões serão injetados na economia de BH, com geração de 24 mil empregos temporários.

Nova sonorização

Para aprimorar a experiência sonora nas ruas da capital em fevereiro, o Ensaio Geral é fruto de um longo planejamento estratégico para transformar a folia de BH, uma das maiores do país e importante motor da economia criativa na capital, gerando emprego, renda e estimulando o turismo.

O novo projeto de sonorização da folia belo-horizontina, demanda dos principais blocos da cidade, traz equipamentos de som em pontos estratégicos das ruas – não só nos trios, como tradicionalmente acontece. As avenidas sonorizadas terão trio elétrico que atenderá todos os blocos do trajeto, o que diminui os impactos de deslocamento e as possibilidades de atraso. A ideia é que caixas de som reproduzam, em tempo real, a música de blocos que arrastam foliões por ruas e avenidas, ampliando o alcance sonoro dos trios.

Com torres amplificando o som em todo o trajeto, os foliões irão conseguir acompanhar o cortejo com qualidade técnica incomparável e inédita, sem prejuízo em nenhum ponto. Os trios ainda serão mais baixos, permitindo maior contato de regentes e banda com a bateria.

Carnaval da Liberdade

Em 2023, o Carnaval de Belo Horizonte integrou o programa Carnaval da Liberdade, realizado pelo Governo de Minas Gerais, e teve de forma inédita o Atrium da Liberdade. A Praça da Liberdade se tornou um espaço de descanso e recuperação para os foliões com ações de relaxamento e entretenimento para toda a família, registrando a circulação de cerca de 400 mil pessoas, segundo estimativa do Corpo de Bombeiros. Foram quatro dias de programação realizada na Praça da Liberdade pela Secult em parceria com a Fundação Clóvis Salgado (FCS).

Pelo estado, o Carnaval da Liberdade também foi realizado em 224 municípios com 291 eventos, potencializando a folia em todas as regiões mineiras. Ao todo, foram mais de 11,6 milhões de foliões e uma movimentação financeira de R$ 1,5 bilhão, com 41,6 mil empregos gerados no período carnavalesco. Em 2024, a expectativa é que o fluxo turístico seja de 12,1 milhões de pessoas em todo o estado, com 50 mil empregos gerados e R$ 1,8 bilhão – um aumento de 20% em relação a 2023 – movimentados na economia da criatividade.

Para a folia deste ano, a Cemig, em parceria com o Governo de Minas, lançou o edital Carnaval da Liberdade Cemig 2024, um incentivo de R$ 5 milhões para projetos artísticos com temática carnavalesca aprovados na Lei Estadual de Incentivo à Cultura. A medida atende às demandas de agentes culturais de BH e todo o estado e representa uma importante ação de descentralização de recursos para a folia em Minas.

SERVIÇO

Ensaio Geral Carnaval 2024

Dias: 13 e 14 de janeiro

Horário: 10h às 20h

Local: Avenida dos Andradas, 4000 – Belo Horizonte – MG

Sábado, 13 de janeiro

Manhã

Abre Alas Energia do Carnaval

Então, Brilha! convida Tambolelê e Abre-te Sésamo!

Seu Vizinho convida Bloco Baile da Serra e Querubloco

Tarde

Volta Belchior convida Daquele jeito e Românticos são loucos

Havayanas Usadas convida É o amô! e Juventude Bronzeada

Domingo, 14 de janeiro

Manhã

Abre Alas Energia do Carnaval

Bloco da esquina convida Filhas de Clara e Trovão das Minas

Angola Janga convida Magia Negra e Swing Safado

Tarde

Truck do Desejo convida AbalôCaxi e Baque de Mina

Baianas Ozadas convida Bartucada e Batuque Coletivo

Acesso gratuito

Leo Junior
Leo Juniorhttps://viralizabh.com.br
Bacharel em Publicidade e Propaganda pelo Centro Universitário UNA, graduado em Marketing pela Unopar e pós graduado em Marketing e Negócios Locais e com MBA em Marketing Estratégico Digital, é um apaixonado por futebol e comunicação além de ser Jornalista certificado pelo Ministério do Trabalho.
RELATED ARTICLES

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Dê sua sugestão!spot_img

Most Popular

Recent Comments