Com foco na arte, na cultura e na valorização dos saberes da maturidade, o projeto Ocupa+ chega a Pedro Leopoldo com atividades formativas gratuitas voltadas para pessoas com mais de 50 anos. Nesta edição, a iniciativa oferece duas oficinas com 20 vagas cada: Fio a Fio: Bordado e Boneca” e Empreendedorismo Criativo & Marketing para Negócios Culturais”. As inscrições podem ser feitas presencialmente durante o Encontro de Apresentação, no dia 2 de julho, às 19h, na Secretaria de Educação (Rua Maurício de Azevedo, 21  Centro). Após essa data, os interessados ainda poderão se inscrever até o dia 15 de julho, por meio de formulário online disponível na bio do Instagram oficial do projeto: @ocupamais_. O resultado dos selecionados será divulgado em 18 de julho.

Mais do que uma iniciativa de qualificação, o Ocupa+ é um movimento de valorização da trajetória e do potencial criativo das pessoas com mais de 50 anos. O projeto aposta no poder das experiências compartilhadas para transformar vidas — dentro e fora do mercado de trabalho —, como explica Flávia Vianna, coordenadora geral do projeto: “Trabalhamos com o público 50+ a partir de vivências que estimulam a criatividade, fortalecem vínculos e proporcionam experiências artísticas de qualidade. Essa é uma iniciativa que reconhece os saberes da maturidade e, ao mesmo tempo, cria oportunidades reais de geração de emprego e renda.”. Para participar, é necessário residir em Pedro Leopoldo, ter disponibilidade para todos os encontros e, no caso da oficina de empreendedorismo, atuar na área da economia criativa. Em ambas as formações, pessoas com mais de 50 anos terão prioridade.

A oficina Fio a Fio: Bordado e Boneca”, conduzida por Andréia Araújo (Somos Todas Princesas) Carol Lustosa, é um convite à reconexão com saberes ancestrais por meio do bordado livre e da criação de bonecas terapêuticas. No primeiro módulo, os participantes aprenderão pontos tradicionais, explorando o bordado como forma de expressão criativa e emocional. Cada ponto se transforma em uma narrativa pessoal, dando origem a peças únicas, cheias de identidade. Já no segundo módulo, a proposta é confeccionar bonecas que simbolizam afeto, memória e ancestralidade — figuras que vão além do brinquedo, representando histórias e vínculos profundos. A oficina também incentiva o uso de materiais reutilizáveis, promovendo práticas sustentáveis e um olhar atento para o reaproveitamento. Os encontros acontecerão às quartas-feiras, das 13h30 às 16h30, nos dias 7, 14, 21 e 28 de agosto, e 04 e 11 de setembro, na Casa do Caminho (Rua Justa Vilela do Amaral, 131 – Santo Antônio da Barra). Com carga horária de 20 horas, essa é uma oportunidade para quem busca um tempo de escuta, criação e pausa, transformando retalhos em poesia.

 a oficina de Empreendedorismo Criativo & Marketing para Negócios Culturais”, ministrada por Veruska Magnavacca, foi pensada para quem atua com produção manual, artesanato, produtos culturais ou gastronomia regional e quer dar um passo a mais na estruturação de seu negócio. O curso parte da valorização da identidade cultural como diferencial competitivo e avança por temas como

branding, design de experiência, marketing digital e estratégias de venda. A formação se estrutura em quatro módulos: o primeiro aborda a economia criativa e identidade cultural; o segundo, branding e construção de marca; o terceiro, técnicas de venda e uso das redes sociais para alcançar o público; e o quarto módulo será uma visita de campo, que permitirá aos participantes conhecerem de perto exemplos bem-sucedidos de empreendedorismo criativo. As aulas acontecerão nos dias 7 e 21 de agosto, e 4 e 19 de setembro, das 18h às 22h, na Sala Multiuso da Secretaria de Educação (Rua Maurício de Azevedo, 21 – Centro). A carga horária também é de 20 horas.

Projeto Ocupa+ (Pronac 249000) é viabilizado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura, com patrocínio do Instituto Marina e Flávio Guimarães, mantido pelo Grupo Bmg, e do Instituto Unimed-BH, por meio da doação de pessoas físicas. A realização é da Vianna Cultura, em parceria com o Ministério da Cultura e o Governo Federal – Brasil, União e Reconstrução.

Sobre o Instituto Marina e Flávio Guimarães

O Instituto Marina e Flávio Guimarães (IMFG) centraliza as ações sociais do Grupo Bmg, com 94 anos de atuação no Brasil. Fundado para impulsionar transformações sociais, o IMFG promove o desenvolvimento humano e o fortalecimento das comunidades onde atua. Em 2024, seu segundo ano de atuação, o Instituto beneficiou mais de 48 mil pessoas e apoiou 26 projetos focados em inclusão e desenvolvimento social, reafirmando seu compromisso em gerar impacto positivo e duradouro.

Siga no Instagram o @institutomfg_ e conheça outras iniciativas relevantes, ou acesse www.institutomarinaeflavioguimaraes.my.canva.site/institutomfg

Sobre o Instituto UNIMED-BH

O Instituto Unimed-BH completou 21 22 anos em 2024 2025 e conta com o apoio de mais de 5,7 mil médicos cooperados e colaboradores da Unimed-BH. A associação sem fins lucrativos foi criada em 2003 e, desde então, desenvolve projetos socioculturais e socioambientais visando à formação da cidadania, estimulando o bem-estar e a qualidade de vida das pessoas, fomentando a economia criativa, valorizando espaços públicos e o meio ambiente, através de projetos patrocinados em cinco linhas de atuação: Comunidade, Voluntariado, Meio Ambiente, Adoção de Espaços Públicos e Cultura, que estão alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030. Acesse www.institutounimedbh.com.br e saiba mais.

Serviço  Oficinas Ocupa+ em Pedro Leopoldo Oficina “Fio a Fio: Bordado e Boneca”

  • Vagas: 20

  • Público-alvo: pessoas com mais de 50 anos, residentes em Pedro Leopoldo

  • Local: Casa do Caminho – Rua Justa Vilela do Amaral, 131  Bairro Santo Antônio da Barra

  • Datas: 7, 14, 21 e 28 de agosto; 4 e 11 de setembro

  • Horário: 13h30 às 16h30

  • Carga horária: 20 horas

  • Ministrantes: Andréia Araújo (Somos Todas Princesas) e Carol Lustosa

Oficina “Empreendedorismo Criativo & Marketing para Negócios Culturais”

  • Vagas: 20

  • Público-alvo: pessoas com mais de 50 anos que atuem com produção manual ou na economia criativa, residentes em Pedro Leopoldo

  • Local: Secretaria de Educação – Rua Maurício de Azevedo, 21 – Centro

  • Datas: 7 e 21 de agosto; 4 e 19 de setembro

  • Horário: 18h às 22h

  • Carga horária: 20 horas

  • Ministrante: Verus’ka Mågn̈aṽåcca

Inscrições:

  • Presenciais no Encontro de Apresentação: 2 de julho, às 19h, na Secretaria de Educação

  • Online: até 15 de julho, via link disponível na bio do Instagram @ocupamais_

Resultado da seleção:

  • Divulgação em 18 de julho, no Instagram do projeto

Contato para dúvidas:

IVO

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here